terça-feira, 22 de setembro de 2009

DESCONTEXTUALIZADO!!!!

O programa de alfabetização (Alfa e Beto) que aplico para meus alunos do primeiro ano na rede estadual é totalmente descontextualizado onde os alunos aprendem a decodificar e relacionar grafemas e fonemas de forma repetitiva e muitas vezes nem sabendo o porquê estão realizando tal atividade pois a fazem de forma mecânica e sem significado. Assim, conforme a leitura do texto de Angela Kleiman (Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola) é fácil concluir que este programa desconsidera o contexto social que está inserido o educando e se preocupa apenas com o objetivo final do processo, a capacidade de escrever e ler e o que é pior com conteúdos bem distantes da nossa realidade!!

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Cris querida acredito que o texto do qual voc~e se refere é proposto pela interdisciplina de linguagem, fico feliz em saber que a disciplina está te possibilitando uma reflexão sobre a teoria e a prática. Realmente nem sempre conseguimos fazer na prática aquilo que aprendemos na teoria, mais complicado ainda quando não é possível por ordens que vem de cima para baixo.

Bjo