domingo, 18 de outubro de 2009

Muito esclarecedora!! Viva a liberdade!!!

Lendo o texto sobre a vida e o pensamento de Dewey pude perceber a origem de muitas palavras que estamos abituadas a usar no cotidiano escolar "construção", "realidade do aluno", "liberdade" entre outras. Confesso que quando lia me questionava como ficaria o currículo escolar em meio tudo isso e como abordaria diferentes temas partindo da realidade dos alunos. Conforme ia avançando na leitura as coisas iam se clareando, para Dewey, o professor deve apresentar os conteúdos escolares na forma de questões ou problemas e jamais dar respostas antes ou soluções prontas. Levar o aluno a pensar e elaborar seus próprios conceitos são fundamentais antes de mostrar os conceitos prontos, vem daí o que temos de mais moderno na didática atual!!!

2 comentários:

Patricia Grasel disse...

Cris interessante sua postagem, gostei muito e concordo contigo, o considerado bom professor não é aquele que sabe dar as respostas, mas sim aquele que sabe fazer boas perguntas. Te sugiro a colocar nas suas próximas postagens o nome da interdisciplina que trabalhou o texto citado, assim ajudará no momento em que estivermos lendo suas poastegns. Você pode colocar um pequeno paragráfo falando sobre o texto que citará e qual a interdisciplina que trabalhou com o mesmo.

Bjokas

Leonardo Porto disse...

Prezada Cris,

sem dúvida Dewey foi um grande filósofo da educação, mas eu gostaria de comentar suas postagens de um modo mais geral. Elas são bem realizadas, mas ainda não são auto-avaliações, então gostaria de lembrar-lhe dos passos para torná-las auto-avaliações:
1. Experimente reservar um tempo fixo na semana para realizar a postagem semanal. Pare para pensar na sua aprendizagem. Você merece esse tempo.

2. Cada postagem pode dar conta de aprendizagem que se relaciona com uma ou mais Interdisciplinas.

3. Construa as postagens de suas aprendizagens com argumentos e evidências.

4. As evidências são ações concretas que demonstram nossa aprendizagem. Essas ações podem ser exemplos da sala de aula, a aplicação de algo na sua vida pessoal, um trabalho na comunidade, a criação de uma atividade, um ato de pensamento que relaciona conceitos, etc. Mas essas ações são evidências quando acompanhadas por argumentos que fazem a leitura crítica das ações.

5. Ao trazer fragmentos de atividades ou de textos lidos nas Interdisciplinas mostre o seu posicionamento informado. Explique o que faz diferença ao saber isso. Demonstre por que tal ideia é importante. Relate se tal situação já foi vivida por você. Que tal mostrar as limitações ou os avanços contrapondo idéias e conceitos?

6. Continue usando os marcadores para sinalizar as Interdisciplinas que estão envolvidas em uma aprendizagem;

7. Lembre-se que o Portfólio de Aprendizagens transcende o curso, é público e tem visibilidade na Internet com visitas inesperadas.

Leonardo;