terça-feira, 19 de outubro de 2010

Rodas de Conversa!!

Relendo minha postagem sobre a importância das rodas de conversa com as crianças e o quanto elas são importantes no dia a dia em sala de aula fica evidente o quanto este curso tem me auxiliado como educadora na medida em que percebo que o tempo passou mas o que aprendi se incorporou na minha prática doscente. Penso que a oralidade deve fazer parte do planejamento diário, criar espaços para a criança se expressar dando sua opinão, relatando fatos, recontando histórias entre outras formas de expressão devem fazer parte da rotina escolar.
Ontem criei uma situação bem interessante, simulei uma carta. Escrevi uma carta e li para meus alunos como se fosse de uma outra professora que gostaria de conhecer com sua turma a nossa escola. Fiz uma roda, apresentei o gênero para os alunos e depois deixei que cada um na sua vez falasse sobre o que achou e se já recebeu uma carta. Para minha surpresa, muitos nunca haviam recebido e nem sabiam como as cartas chegavam até suas casas, todos só falavam de contas, para eles,carteiro só traziam contas!! Mais que um tema, penso que é nas rodas de conversa é que surgem assuntos a serem trabalhados e evidenciados, sem falar no prazer que é sentar ao lado do colega, na almofada olhando para todos na sua frente!!

Nenhum comentário: