sábado, 23 de outubro de 2010

Alfabetização!!!!

Relendo minha postagem sobre a EJA veio em mente meu trabalho de conclusão que não é sobre o tema específicamente mas sobre metodologias de alfabetização. Enquanto lia minha postagem, passagens do meu TCC surgiam no meu pensamento,pois em se tratando de alfabetização penso que a proposta de Paulo Freire vai ao encontro de qualquer nível de aprendizagem, seja em séries iniciais ou em EJA. Ao referir sobre alfabetização Freire disse " No círculo da cultura,enquanto contexto que costumo chamar teórico, esta atitude de sujeito curioso e crítico é o ponto de partida fundamental a começar a alfabetização,o exercício desta atividade crítica, na análise da prática social, da realidade em processo de transformação possibilita aos alfabetizandos, de um lado, aprofundar o ato de conhecimento na pós alfabetização;de outro assumir diante de sua quotididianidade uma posiçao mais curiosa."(Freire 1981,pag44)
Assim, ao realizar meu trabalho como alfabetizadora procuro adequar minha prática com nossos aprendizgens no PEAD e tudo que evidenciamos, eprendemos e construímos neste curso tem me dado suporte para que eu realize meu trabalho com mais entusiasmo e com a certeza de estar co caminho certo!!!

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Cris querida

Boa postagem, bem elaborada e com fundamentação teorica. Parabéns