segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Programa de Alfabetização!

Nos últimos dois anos,fui aplicadora de um Programa de Alfabetização. Relendo meus comentários dos semestres passados,foram muitas queixas que realizei sobre o assunto,foram várias postagens que acabaram culminando no meu trabalho de conclusão deste curso, e que não poderia ser diferente,pois não perderia a oportunidade de refletir sobre esse tema.
Totalmente descontextualizado da realidade que vivem os alunos o Programa traz aulas prontas que devem ser seguidas e cronometradas de acordo com o manual,num precesso de aprendizagem mecânico com repetições de letras e sons,sem levar em consideraçao a curiosidade dos alunos,tão evidenciada no PEAD e concretizadas durante meu estágio curricular. Para
Freire(1981,p.44):"Na etapa da alfabetização,o que se pretende não é ainda uma compreensão profunda da realidade que se está analisando,mas desenvolver aquela posição curiosa,estimular a capacidade crítica dos alfabetizandos enquanto sujeitos do conhecimento,desafiados pelo objeto a ser conhecido."Foi exatamente isto que realizei durante o estágio e procurei mostrar no TCC, a importância da curiosidade dos alunos,tão desprezada no Programa de Alfabetização.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Querida,

Gostei de acompanhar suas postagens durantes esse eixo, vc conseguiu incentivar minha leitura com sua forma de escrita.

Bjoas e parabéns, sucesso em sua caminhada docente.