sábado, 13 de novembro de 2010

Planejamento!!!

Penso que planejar é um ato constante e que constrói caminho para a aprendizagem, pra isto é necessário contextualizar, justificar, organizar estratégia para que os objetivos sejam alcançados, sem esquecer de avaliar para que se necessário, possa corrigir o rumo do planejamento.
Esta passagem que escrevi no último semestre de 2009, vai ao encontro do que estou estudando na eletiva de ciências que estou cursando. Uma das atividades era para construir uma Unidade de Aprendizagem e aplicar com os alunos, feito isto era para fazer um relatório das atividades. Para minha surpresa ao aplicar a UA, surgiu uma oportunidade de também construir um Projeto de Aprendizagem, com isto o planejamento foi modificado devido a curiosidade dos alunos, então começamos a pesquisar sobre uma espécie específica de paixes(peixe vampiro), visto que a UA era sobre os animais(classes). Os objetivos foram amplamente alcançados mesmo com a mudança de planejamento. Cabe ao professor planejar,organizar e avaliar uma UA, mas também sempre que possível deve flexibilizar o planejamento em detrimento as curiosidades dos alunos!!
Foi exatamente isto que fiz, juntos, eu e meus alunos pesquisamos e aprendemos juntos!!

Nenhum comentário: